sexta-feira, 9 de março de 2012

Castelo Novo (Fundão)

A aldeia histórica de Castelo Novo assume-se como uma paragem obrigatória para quem visita o concelho do Fundão que se Situada na encosta oriental da Serra da Gardunha, a cerca de 650 metros de altitude. As ruas, traçadas segundo as curvas de nível, revelam antigos solares, paredes-meias com casas populares em pedra, pequenas varandas de madeira e restos de calçada romana.

 
Igreja Matriz

Foi remodelada no século XVIII e o interior é de estilo Barroco.







 

Igreja da Misericórdia

Foi construída no século XVIII, representa uma arquitectura simples vernacular.



 

Chafariz da Bica

É um monumento Barroco, com a pedra de armas de D. João V, que possui escadaria de acesso e um logradouro rodeado de bancos de pedra granítica. 





 
 

Cabeço da Forca

Data provavelmente do século XIII/XIV, época em que o povoado possuía poder judicial. Corresponde a um penedo com vestígios da antiga forca, local privilegiado para a execução das sentenças de morte.


 



Chafariz D. João V

Também conhecido por Chafariz da Praça ou da Vila, localiza-se na Praça dos Antigos Paços do Concelho.



 
 Pelourinho

Provavelmente edificado no século XVI, o Pelourinho, localizado na Rua da Praça, frente aos Antigos Paços do Concelho, corresponde a um pelourinho manuelino de pinha piramidal, tipo heráldico, decorado com meias esferas, ainda com os ferros de sujeição




 
 

Castelo

Por trás dos Paços do Concelho, no ponto mais alto e central da aldeia, impõe-se o Castelo, representando a arquitectura militar gótica e manuelina, com a sua torre sineira e de menagem.



 

Torre de Menagem
A Torre de Menagem, é o terminal de um percurso de visita que se inicia no contacto do Castelo com o Largo do Adro e se prolonga no seu interior, sobre o traçado das escavações arqueológicas.




Fonte: http://www.camaradofundao.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário