sexta-feira, 23 de março de 2012

Sinagoga


Com a conversão forçada do fim do séc. XV e o estabelecimento da Inquisição, em 1536, o judaísmo português foi proibido e oprimido. Os judeus passaram a ser Cristãos-Novos.
Por causa das perseguições, muitos judeus partiram para países estrangeiros, mas os outros ficaram em Portugal. Destes últimos, uma maioria não abdicou da sua fé judaica mas, como não a podiam professar publicamente, recorreram à ocultação religiosa. Assim nasceu o criptojudaísmo, que manteve vivas as tradições judaicas dos cristãos-novos, descendentes do velho judaísmo português.
As mulheres judaicas foram assumindo um papel bastante importante durante esta época tão difícil para os judeus, pois transmitiram a cultura judaíca para as suas filhas, de geração em geração, e assim as tradições judaicas se mantiveram presentes até actualmente.
A Inquisição foi extinta em 1821, mas o criptojudaísmo tinha ganho tão arreigado hábito que se manteve aceso em muitas povoações de Trás-os-Montes e da Beira Interior durante todo o séc. XIX, grande parte do séc. XX, e particularmente em Belmonte, onde persistiu até aos nossos dias com as suas tradições judaicas secretas.
Foi então que em 1996 foi inaugurada a Sinagoga Bet Eliahu, a Casa de Elias, projectada pelo arquiteto Neves Dias.


Morada:
Rua da Fonte da Rosa
6250-041 Belmonte


Contactos:
275319560 / 61


Sem comentários:

Enviar um comentário