sexta-feira, 30 de março de 2012

Festival dos Caminhos da Transumância






Alpedrinha (Fundão) as sonoridades do Mediterrâneo.

Haverá workshops, exposições e conversas em torno do universo pastoril e dos segredos feitos da lã.

Acontece todos os anos, no terceiro fim-de-semana de Setembro, na Vila de Alpedrinha, o “Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância”. Os Alpetrenienses abrem as portas de suas casas, convidando todos a visitar e provar os seus produtos.

Um dos momentos altos da festa é a viagem por um dos caminhos da transumância em que poderá acompanhar um rebanho e ser pastor por um dia.

Tal como outrora, o final desta viagem é motivo de festa, na qual não faltam concertos, animação de rua e tasquinhas.

Alpedrinha é famosa pelos seus embutidos em madeira, trabalhos em ferro, cestaria e loiça preta. A vila tem uma herança impar, primando pela magestosidade dos seus edifícios. A não perder o Palácio do Picadeiro, um imponente edifício barroco recuperado que hoje alberga um conjunto de equipamentos inovadores, que proporcionam uma viagem inesquecível pelo concelho.

Embarque nestes caminhos e venha chocalhar connosco!

 

Casa Petrus Guterri

Castelo Novo (3.5 km de Alpedrinha)
Localizado no coração histórico de Castelo Novo, sob a sombra do campanário da aldeia. A arquitectura de Petrus Guterri adequa-se à sua envolvente.


Fundão (3.2 km de Alpedrinha)
Este hotel de 4 estrelas está situado na encosta da Serra da Gardunha, dispõe de um restaurante no rés-do-chão com vista para a Serra da Estrela e fica a 1 hora de carro da fronteira com a Espanha.


Fundão (5.2 km de Alpedrinha)
No Hotel Samasa, encontrará simpatia, conforto e um serviço cuidado e personalizado.



Durante três dias a cada porta da zona histórica de Alpedrinha, Fundão, são servidos petiscos e produzidas peças de artesanato local no Chocalhos -Festival dos Caminhos da Transumância.
O evento que se realiza desde 2002 recorda a transumância, movimento sazonal de rebanhos entre a montanha e a planície que unia costumes e gentes de diferentes regiões.
As casas da zona histórica da vila transformam-se em lojas de artesanato, tasquinhas e cafés, só com produtos caseiros, enquanto pastores, chocalheiros e outras figuras típicas animam as ruas.

Para mais informações como chegar:



Sem comentários:

Enviar um comentário