sexta-feira, 23 de março de 2012

Covão da Ametade Serra da Estrela

O Covão da Ametade é uma depressão onde repousam sedimentos originando uma pequena planície naquilo que foi uma antiga lagoa de origem glaciar, aos pés do Cântaro Magro e logo acima do Covão de Albergaria, no início do Vale Glaciar que vai até Manteigas (o maior vale glaciar da Europa).

Os sedimentos arenosos resultantes da grande erosão deste local depositados no covão deram lugar aos conhecidos relvados naturais (cervunais) ideais para a prática do campismo. Uma pequena floresta de bétulas e o curso do rio Zêzere a atravessar o covão fazem deste local um dos mais bonitos e acolhedores de toda a serra.

É permitido acampar no local desde que respeitadas a regras biológicas. Recentemente foram criadas condições para esta prática, nomeadamente churrascos em pedra e um bar de apoio.

Para chegar aqui deverá ir pela estrada que passa no Vale Glaciar. Sugiro que suba desde Manteigas em direcção a Piornos, apreciando este magnífico vale, ladeado por sucessivas quedas de água, ou em alternativa descendo desde Piornos.


Sem comentários:

Enviar um comentário