sexta-feira, 23 de março de 2012

O requinte do azeite


O azeite conhecido a milhares de anos e sendo também base da nossa alimentação é uma gordura saudável, é usado na culinária e também aplicado na cosmética. Tem inúmeros benefícios para a saúde e deve ser consumido com moderação.
Numa das nossas saídas da sala de aulas tivemos oportunidade de deslocar-nos recentemente a Belmonte e fazer a rota dos museus aí existentes, não posso deixar de comentar o Museu do Azeite.
Entramos num edifício acolhedor e podemos ver como era o lagar que já se podia considerar moderno pois já existia maquinaria. No final pudemos molhar o pão no azeite para poder-mos provar alguns azeites que aqui vou destacar: “Coutada Portugal”, “Lagar da Beira”, “Rodão”, “FE Francisco Estêvão” entre outros. Os azeites tinham percentagens de acidez diferentes, mas na minha opinião o que mais apreciamos foi o “Coutada Portugal”.  Outro produto que fiquei curiosa de provar foi a pasta de azeitonas. Aconselho vivamente a provar e por fim para adoçar o paladar, mel com sabor a laranja, uma óptima combinação. No museu pode adquirir produtos da região como mel, azeite, variados doces assim como também os doces kosher, biscoitos de azeites entre outros. Não deixe de visitar o Museu do Azeite se passar por Belmonte e aproveite para provar as iguarias.



Fonte da imagem:
http://manequim.abril.com.br/blogs/prato-do-dia/files/2010/05/lanche-rapido-para-quem-esta-sem-tempo-pao-com-azeite-e-ervas.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário