terça-feira, 20 de março de 2012

Melhor vinho do mundo

E o melhor vinho do mundo é da Quinta do Noval
Fonte: RTP no dia 20 de Março de 2012

O Porto Quinta do Noval Vintage Nacional 2003 foi o vencedor de uma selecção de mais de oito mil vinhos de todo o mundo. Luca Gardini, o melhor sommelier do mundo em 2010, escolheu o vinho lusitano pela "extrema elegância e personalidade que respeita tradição".
Gardini, prestigiado enólogo, considera o Porto Quinta do Noval Vintage Nacional colheita de 2003 um vinho único no mundo, uma distinção que honra a produtora Quinta do Noval, que o avalia como uma das jóias da região do Douro.

O Vintage Nacional resistiu à filoxera, um insecto que no final do século XVIII, dizimou as vinhas nas encostas do Douro, nunca precisando de sofrer enxertos, preservando assim a "identidade da nação".

São comercializadas apenas três mil garrafas deste vinho, o que faz com que a procura seja superior à oferta, disparando o preço por exemplar. Cada garrafa pode custar entre quinhentos a mil euros, o que pode ser um bom investimento já que o Vintage Nacional poderá durar mais de cinquenta anos engarrafado, passando de uma jovem exuberância com aromas selvagens do Douro para um vinho mais maduro.”

Documento não sujeito ao Acordo Ortográfico de 1990.

Sem comentários:

Enviar um comentário