terça-feira, 27 de março de 2012

Pelos caminhos de Alpedrinha! (Fundão)

Calçada romana
Ainda em estado de conservação razoável, passa junto ao Picadeiro e à Capela de S. Sebastião. Terá sido uma via secundária e foi durante muito tempo a única ligação pedestre ao Fundão, que dista, por este caminho, seis quilómetros.


Capela do Anjo da Guarda
Inicialmente esta capela situava-se junto à actual mas do outro lado da estrada, no cimo de um pequeno outeiro coberto de castanheiros e outras árvores. Junto a esse outeiro existia uma fonte: a fonte do Anjo da Guarda.

Chafariz Novo
Localizado na EN18, um pouco acima da Capela do Anjo da Guarda, foi construído na mesma altura da construção da estrada. É todo em granito e a água corre por uma bica para um pequeno tanque quadrado, obteve o nome por ser o chafariz mais recente de Alpedrinha.

Igreja Misericórdia
Situa-se no centro da vila e é contígua ao lar da terceira idade da Santa Casa da Misericórdia, que antigamente foi hospital. Terá sido construída nos finais do séc. XVI, sendo certo que já existia em 1626 e que foi reconstruída em 1788.

Igreja Matriz

Igreja maneirista e barroca de planta longitudinal, composta por três naves com quatro tramos, uma capela-mor mais estreita e baixa, uma sacristia e um anexo. Foi reconstruída entre 1557 e 1578 sobre um templo primitivo datado do século XII/XIII.


Palácio do Picadeiro
O Palácio tem dois andares e lojas; o acesso ao andar superior faz-se por duas escadarias existentes no interior de uma das paredes e que é iluminada por uma pequena janela. O edifício foi reconstruído e funciona ali um balcão de turismo regional.


Chafariz D. João V
Também conhecido por Chafariz Real ou das Seis Bicas, é o mais monumental e bonito chafariz de Alpedrinha, situa-se junto ao muro sul do Picadeiro e perto da Capela de S. Sebastião, foi construído por volta de 1714 e é todo feito em granito.


Casa da Câmara
Depois da extinção do concelho, a Casa da Câmara teve diversos usos, desde galinheiro a adega e açougue, tendo sido também cadeia, sala de espectáculos e escola primária, entre outros. Hoje, é sede da Liga dos Amigos de Alpedrinha (LAA) e do Museu da Liga.

Casa do Pátio
É este o nome dado ao Solar dos Britos e vem do grande pátio existente à frente da casa. Este pátio e casa eram privilegiados e não podiam dentro d'ele entrar justiças d'el Rei.


Casa do Barreiro
É uma casa dos princípios do século XIX, inserida numa pequena quinta de onde se avista um magnífico panorama.


Casa da Comenda
Construída antes da Igreja Matriz, pertenceu à Ordem de Cristo, feita de paredes de cantaria, possui um quintal com muralhas, com bonitos jardins. Transformada em casa de Turismo de Habitação desde 1990.

Sem comentários:

Enviar um comentário