terça-feira, 6 de março de 2012

Requeijão Serra da Estrela e o Doce de Mogango


"Requeijão Serra da Estrela", a massa cremosa, ligeiramente granulosa e de cor branca, obtida por precipitação ou coagulação, pelo calor, das proteínas contidas no soro resultante da laboração do Queijo Serra da Estrela. Obtenção do Produto - o "Requeijão Serra da Estrela - DOP" - resulta da coagulação e precipitação por acção do calor da lacto-albumina e lacto-globulina existentes no soro obtido do fabrico do Queijo Serra da Estrela. Pode ser adicionado ao soro, até ao máximo de 18%, em volume, leite de ovelha exclusivamente das raças Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira e ou de cabra da raça Serrana. O leite de ovelha tem de ser obtido segundo as regras de produção em vigor para o Queijo Serra da Estrela. A produção do leite de cabra tem de respeitar regras idênticas. A adição de leite de cabra pressupõe autorização prévia e específica do Agrupamento de Produtores.
Aqui na região o requeijão é muito apreciado acompanhado com o famoso doce de mogango com nozes.




Curiosidade: o mogango
 É uma das variedades da família das abóboras, este é a “abóbora - menina” mas em cada região dão-lhe um nome diferente aqui pela nossa zona é chamada de mogango.
Tem enumeras aplicações na culinária portuguesa desde cozida, frita, em sopas, guizados ou então como doce, muito apreciado.
Aqui em baixo deixo a receita do doce de mogango.
    Para fazer o doce de mogango necessita de 1kg de mogango, 0,5kg de açúcar, um pau de canela e miolo de nozes q.b. .
Corte o mogango em pequenos cubos, colocar numa panela e cobrir com o açúcar. Deixe repousar de um dia para o outro para criar “água” do mogango. Leve ao lume com o pau de canela até ficar no ponto, por fim acrescente o miolo das nozes mexa bem e encha frascos com o doce.
 Este doce pode acompanhar com requeijão, rechear bolos, comer com pão entre outras coisas é só usar a imaginação.


Fonte da receita : http://www.cm-covilha.pt/

1 comentário:

  1. Bem agora umas bolachas com morango e requeijão até já manjava.......

    ResponderEliminar