sexta-feira, 9 de março de 2012

Museu Judaico


(1.º Museu Judaico de Portugal)
        
 A Câmara Municipal de Belmonte apostou num trabalho especializado, em ordem não só à criação de um museu de reconhecido interesse local e regional mas também de âmbito nacional e internacional, que seja capaz de atrair visitantes de todo o mundo.
O Museu consiste num  espaço pedagógico-didáctico sobre o Judaísmo e a cultura do povo judeu, cumprindo uma missão educativa. 
        Ilustra a história dos judeus portugueses e as suas vicissitudes históricas; a sua integração na sociedade portuguesa e o seu contributo na cultura, arte, literatura, comércio e ofícios; e ainda a cultura e religião dos judeus, os seus rituais e costumes, na sinagoga e em casa.
        O museu é composto por três pisos. No piso 1 encontra-se um átrio/recepção, onde se localizam os serviços de atendimento, a loja do museu e um auditório.  Por escadaria e/ou elevador, sobe-se ao piso 2, destinado à exposição permanente. Aqui, o percurso inicia-se por uma visão abrangente dos conteúdos do Judaísmo. Depois, o trajecto continua com um núcleo dedicado à história e cultura judaica em Portugal. Destacam-se registos importantes, como o movimento da diáspora e os tempos mais atribulados, que serão recordados, em especial, por um Memorial às vítimas da Inquisição. Aspectos do cripto-judaísmo e da Obra do Resgate farão a relação com o espaço dedicado à comunidade judaica de Belmonte, revelando, assim, a sua singularidade histórica. O piso 3 é reservado para exposições temporárias, para a área da direcção e administração e ainda para o Centro de Estudos Judaicos.
         Pela originalidade deste museu no quadro nacional, a Câmara Municipal de Belmonte apostou na criação deste centro de estudos, como unidade de investigação e divulgação dos estudos judaicos, que é constituído por um importante arquivo de documentação histórica e uma biblioteca especializada, complementados por recursos informáticos e tratamento de dados. Este centro denomina-se “Centro de Estudos Judaicos Adriano Vasco Rodrigues”, em reconhecimento do mérito deste educador e investigador português.




Contactos:
Centro de Estudos Judaicos Adriano Vasco Rodrigues
Rua da Portela, nº 4
6250 - Belmonte
Tlf: 275 088 698
E-mail: belmonte.em@netvisao.pt


Horários de Funcionamento:
Aberto de Terça a Domingo
_ Horário de Inverno (15 de Setembro a 31 de Março)
Das 9h30m às 13h00m e das 14h00m às 17h30m
_ Horário de Verão (1 de Abril a 14 de Setembro)
Das 9h00m às 12h30m e das 14h00m às 18h00m
Encerra: Segundas-Feiras, 1 de Maio, 25 de Dezembro e 1 de Janeiro e Domingo de Páscoa.

 
Marcação de Visitas:
Tlf: 275 088 698
Fax: 275 088 973





Sem comentários:

Enviar um comentário