sexta-feira, 16 de março de 2012

Museu Regional da Guarda


        O Museu Regional da Guarda foi criado em 1940, pelo dinamismo e empenho daquele que foi o seu primeiro diretor Dr. Ernesto Pereira, com objetivos claros de preservação da identidade regional e de afirmação do movimento regionalista local.
       Durante a dependência autárquica, que durou quarenta e três anos, não conseguiu afirmar-se como instituição museológica plena. Esse desiderato só viria a tornar-se realidade a partir do momento em que, o então Museu Regional da Guarda, passou para a dependência do ex. Instituto Português do Património Cultural.
               Depois de dois anos de obras de requalificação reabriu, em 1985, com a designação de Museu da Guarda.
              A Missão do Museu da Guarda é o estudo, a conservação e a divulgação das suas diversas coleções bem como o desenvolvimento de ações de extensão cultural que fomentam a sua capacidade de comunicação, cumprindo assim as suas relevantes tarefas de serviço público.
            É Visão do Museu da Guarda a sua projeção como instituição museológica de referência ao serviço da sociedade e da cultura. Os seus Valores são a preservação do património, a promoção cultural, a competência e a excelência dos serviços que presta.

Contactos:
Rua General Alves Roçadas, 30
6300 Guarda, Portugal
Tlf: 271 213 460

Horários de Funcionamento:
Terça-feira a Domingo - 10h às 12h30 e das 14h às 17h30
Encerrado: Segundas-feiras, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro


Sem comentários:

Enviar um comentário