terça-feira, 6 de março de 2012

“Limpar Covilhã” regressa em Março

Mais uma vez o concelho da Covilhã recebe a iniciativa “Limpar Portugal”. Um conjunto de 300 voluntários integram já este evento no concelho e o desafio passa por limpar diversas áreas públicas que se encontram poluídas.
Por: Eduardo Alves
Em: Quarta, 29 de Fevereiro de 2012



Promover a sensibilização ambiental e envolver a comunidade na limpeza de espaços públicos são alguns dos desafios que se colocam à organização do “Limpar Covilhã 2012”. Uma organização que surge na sequência de experiências realizadas noutros países e que chegaram a Portugal, pela primeira vez, em 2010.
No próximo dia 24 de Março, Andrea Lourenço, uma das voluntárias que está também a organizar o evento no concelho serrano, espera ultrapassar os valores conseguidos aquando do primeiro evento, em 2010. Nessa altura foram recolhidas 49 toneladas de resíduos, os quais acabaram encaminhados para os devidos tratamentos. Esta voluntária explica que “o grupo Limpar Covilhã 2012 pretende promover a sensibilização ambiental e envolver a população em geral como voluntários neste projecto, assim como angariar parceiros para apoiar na divulgação, transportes e material de protecção individual”.
O Grupo Covilhã tem agora as inscrições abertas para todos os que queiram dedicar um dia à natureza e ao apoio da limpeza de espaços públicos, para além do alargamento da iniciativa a concelhos vizinhos. Para já, “na Covilhã o projecto já conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, ADC, Mário Nogueira, Lda, Reciquintino, Enforce, Covibus, entre outras”. Este ano, o evento irá ganhar maior impacto através de uma exposição alusiva que terá lugar no Serra Shopping entre 15 a 24 de Março. “Nos dias 17 e 18, no mesmo espaço, foi-nos dada autorização para realizarmos um workshop de reciclagem de materiais, evento dirigido aos mais pequenos, com o título “Dá vida ao lixo”, acrescenta também a voluntária.
Para já, a actividade de dia 24 está a ser preparada com reuniões dos voluntários que têm estado ligados ao projecto desde 2010. Encontros que servem essencialmente para localizar lixeiras e pontos de poluição que possam ser limpos no âmbito deste evento. Os interessados podem fazer a sua inscrição no
blogue oficial do evento.
Esta iniciativa de educação ambiental e voluntariado está espalhada por cerca de uma centena de países. Este ano, entre 24 de Março e 25 de Setembro decorre em vários pontos do planeta a “Let’s do it! World Cleanup 2012”. Erradicar lixeiras ilegais das zonas florestais dos diversos países que integram esta acção é o pressuposto global dos promotores, que juntam também o alerta para as problemáticas decorrentes da má gestão dos resíduos.



Fonte: http://www.urbi.ubi.pt/pag/10163

Sem comentários:

Enviar um comentário