terça-feira, 6 de março de 2012

Serra da Gardunha

A Serra da Gardunha é uma elevação de Portugal Continental, com 20 Km de comprimento, 10 Km de largura e 1227 metros de altitude. Situa-se na Beira Baixa. Concelho de Fundão, Distrito de Castelo Branco. A Serra da Gardunha, também é conhecida por Guardunha (palavra árabe que significa "refúgio").
Esta zona é a capital da produção de cereja em Portugal, com destaque para as freguesias de Alcongosta e Souto da Casa. Outras freguesias com elevada produção de cereja: Aldeia de Joanes, Aldeia Nova do Cabo, Alcaide, Alpedrinha, Castelo Novo, Fundão.
Há várias décadas atrás a produção dominante era a castanha, mas, nos anos de 1930, uma doença (atacou a maioria dos soutos (conjuntos de castanheiros). Os incêndios agravaram essa destruição. Todavia, os reflorestamentos recentes não têm sido suficientes.
Existem numerosos miradouros naturais, de onde é possível observar a Cova da Beira e a Serra da Estrela, Covilhã e Belmonte (Norte) e planícies da zona de Castelo Branco, Penamacor e Idanha-a-Nova (Sul e Este).
Nos últimos anos, a Serra da Gardunha tem sido alvo de autênticos crimes ambientais e histórico-culturais, nomeadamente, a construção do IP2, da auto-estrada A23 e de dois túneis (um de 1580 m e outro de 300 m), que a afectaram e violentaram gravemente, provocando inclusive a secagem de inúmeras nascentes de água.

Actividades
A Serra da Gardunha é também um bom local para a prática de voo livre (parapente).
Local de partida: marco geodésico da Cortiçada (estrada Fundão - Alpedrinha, na curva Portela da Gardunha). Altitude: 1226 m; Desnível: 500 m ; Orientação da descolagem : Este É um local de voo em térmica excelente, em condições anti-ciclónicas e vento leste.
Também é possível fazer caminhadas, passeios de BTT, passeios de Todo o Terreno, etc.

Campismo
Quinta do Convento  - Fundão

Melhor época: Primaveira
Distrito:  Castelo Branco
Concelho: Fundão
Onde fica: Sensivelmente a meio caminho entre as cidades de Castelo Branco e Covilhã, imediatamente a sul do Fundão. O acesso é feito pela auto-estrada A23, que liga Torres Novas à Guarda, saindo no nó do Fundão ou no de Castelo Novo.



Sem comentários:

Enviar um comentário