terça-feira, 6 de março de 2012

Museu de Arte e Cultura



Em Agosto de 2008 foi inaugurada na cidade da Covilhã um novo espaço de conhecimento e cultura denominado Patrimonivs – Museu de Arte e Cultura.
            O edifício do início do século XX, que alberga o Museu, divide-se por cinco pisos e foi construído segundo um projecto da autoria do Arquitecto Ernesto Korrodi, e que albergou durante a década de 80 o Banco Nacional Ultramarino.
            A fachada tem uma decoração simples com elementos clássicos. Sendo o piso térreo de aparelho isódomo e os restantes revestidos por um painel de azulejos com os motivos alegóricos da Fama de Mercúrio, ligados ao Comércio. São ainda visíveis elementos referentes à grande epopeia dos Descobrimentos.
            O Museu expõe agora mais de cem obras de arte, de cariz religioso e arquitectónico, que fazem parte da colecção reunida pelo Município da Covilhã e que retratam uma parte da história patrimonial deste vasto Concelho.
            A exposição estará repartida por cinco pisos e convida o visitante a fazer uma viagem pela história da nossa cidade, através de diversificados testemunhos, desde a pré-história aos dias de hoje. 
Piso - 01 - Património Histórico e Arqueológico
Piso   00 - Património Religioso
Piso   01 - Pintura Religiosa
Piso   02 - Arte Civil
Piso   03 - Arte Contemporânea
Do espólio arqueológico a apresentar salienta-se a “pedra do guerreiro”, uma peça da Idade do Ferro; várias peças de cerâmica, numismática e ungentários da época romana.
A enriquecer a colecção estarão ainda patentes ao público reproduções dos documentos mais significativos da história da nossa Cidade, desde pergaminhos medievais a contemporâneos.
O visitante poderá ainda admirar um vasto conjunto de obras de arte, pinturas, esculturas e objectos de arte sacra e civil, recentemente recuperadas pelo Município, das quais se destacam alguns quadros de Morais do Convento e de Eduardo Malta, afamados artistas covilhanenses.
A arte contemporânea também não foi esquecida, estando o último piso reservado às obras de alguns artistas que actualmente enriquecem o nosso universo cultural. Este trabalho não está finalizado, diríamos antes que acabou de ter início. O objectivo é criar um museu vivo, em constante crescimento, destinado a conservar e dar a conhecer o património artístico deste Município.   

Contactos:
Rua António Augusto de Aguiar
6200 - 050 Covilhã
Tlf: 275 313 352

Horário de Funcionamento:
De Terça-feira a Sexta-feira – 10h00 – 20h00
Sábados – 15h00 - 20h00
Encerra aos Domingos e Feriados.

Marcação de Visitas:
Visitas para grupos (10 a 15 pessoas) em Português, Francês, Inglês e Espanhol através do telefone  275 313 352



Fontes:

http://www.visitcentro.com/pt/destinations/serra-da-estrela/museum/museu-de-arte-e-cultura-da-covilha/

Sem comentários:

Enviar um comentário