quarta-feira, 7 de março de 2012

Mel Serra da Estrela


Curiosidade: Produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos, sendo armazenado em favos nas suas colmeias. Tem inúmeras propriedades, sendo o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais a saúde humana. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida acção anti-bacteriana.
O mel tem diversas aplicações como em medicamentos, cosmética, gastronomia, uma simples colher de mel por dia nem sabe o bem que lhe fazia. Existem dezenas variedades de mel, pois tudo depende de zona para zona pois a fauna é diferente, temos várias cores de mal e aromas.
O mel da Serra da Estrela é produzido por diversos apicultores da zona, como por exemplo a Melaria Tradicional Lagemel que foi inaugurada oficialmente a 22 de Fevereiro de 2001, embora o proprietário já tivesse iniciado a actividade em 1989. Actualmente tem várias marcas como “Mel Estrela”, “Mel Zé Pica”, “Mel Serrano” e “Iguarias da Natureza” sendo estas registadas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Este mel pode-se encontrar nas casas comerciais da região.

Pode encontrar toda a informação sobre a Melaria Tradicional Lagemel no site oficial: http://www.melestrela.pt/




Sem comentários:

Enviar um comentário