sexta-feira, 16 de março de 2012

A Igreja de Santiago (Belmonte)




A Igreja de Santiago foi igreja paroquial até 1940 e esteve sempre associada aos Cabrais. Esse facto justifica que o Panteão dos Cabrais lhe esteja anexado.
Esta igreja é um belíssimo exemplar de arquitectura românica-gótica com frontaria barroca (alteração no tempo de D. Francisco Cabral, documentada por inscrição), decorada com esferas e cachorrada medieval ornada com motivos vários apresentado indícios de aproveitamento de materiais pertencentes a uma igreja e cemitério visigóticos pela existência de cabeceiras de sepulturas.
A igreja de S. Tiago terá sido construída por ordem de D. Maria Gil Cabral, esposa de Gil Álvares Cabral no século XIII,  no lado esquerdo da igreja de s.Tiago foi construido o Penteão dos Cabrais,onde hoje estão depositadas as cinzas de Pedro Álvares Cabral.

É no Panteão dos Cabrais que se encontram os túmulos de vários elementos da família Cabral.No interior, junto à porta que liga o Panteão à Igreja de S. Tiago, observa-se à direita, o túmulo de Fernão Cabral I e Isabel de Gouveia, pais de Pedro Álvares Cabral. Na parede oposta, encontram-se os restos mortais de João Gouveia (alcaide-mor de Castelo Rodrigo), de sua mulher Leonor Gonçalves e do seu filho Vasco Fernandes Gouveia (pais e irmão de Isabel de Gouveia). Estes dois túmulos góticos de morfologia semelhante fizeram parte de uma primeira capela mausoléu manda construir por Fernão Cabral I e sua mulher, Isabel Gouveia.
No exterior, o frontispício do Panteão apresenta portal seiscentista, que integra a inscrição onde são identificados os nomes de quem mandou construir e reformou esta capela.

Sem comentários:

Enviar um comentário