segunda-feira, 5 de março de 2012

Estátua de Pêro da Covilhã

A Praça do Município figura a estátua erguida em homenagem ao Pêro de Covilhã, um viajante português do século XV nascido na Covilhã (1450 a 55 – Etiópia, cerca de 1530). Diplomata e Explorador Português, símbolo da aventura da expansão quinhentista e uma das figuras mais decisivas para a presença portuguesa no mundo. Contribuiu para a descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, foi um dos iniciadores das relações entre a Europa e o Oriente e do relacionamento com o reino cristão do oriente africano (Etiópia e o Preste João).
Foi Escudeiro da Guarda de D. Afonso V, entrando assim para a casa real, em 1481, passa ao serviço do seu filho D. Joao II, também como agente secreto e com a missão especifica de reconhecer as margens do Indico, conhecer as zonas produtoras de especiarias e as principais redes comerciais do Oriente, em 1487 parte para Valência com direcção ao Oriente.
Foi o primeiro grande explorador europeu das Costas da Índia e África Oriental. Informando D. João II de que os navios portugueses que entravam no Atlântico Sul poderiam dirigir-se ao índico, dando indicações preciosas para a preparação da viagem de Vasco de Gama.
Não se conhece data e o local da sua morte, sendo as últimas notícias sobre o seu paradeiro de 1524.

Fonte: Câmara Municipal da Covilhã
           http://www.pbase.com/diasdosreis/image/100217271


Sem comentários:

Enviar um comentário