quarta-feira, 28 de março de 2012

Monsanto, a Aldeia mais Portuguesa!

Uma autêntica Vila Portuguesa construída entre rochas gigantes.
A sudoeste da Serra da Estrela encontra-se a antiga e encantadora Vila de Monsanto, fortificada pela encosta da montanha. Com casas abraçadas pelas rochas gigantescas, sendo uma visão impressionante.
O aglomerado de casas estende-se pela encosta acima, aproveitando as lajes de granito para servir de paredes e, em alguns casos, um único bloco de pedra forma o telhado, razão pela qual aqui se diz que as casas são feitas de "uma só telha".
O seu aspecto não mudou ao longo dos séculos, com ruelas talhadas na rocha. Algumas das casas de granito com lintéis de estilo manuelino e as ruínas do castelo, que começou por ser um acampamento fortificado lusitano, oferecem magníficas vistas paisagísticas.
Junto ao castelo encontram-se as ruínas de uma capela românica (dedicada a S. Miguel) juntando-se à bela atmosfera envolvente. A difícil subida até ao castelo é compensada por uma das mais belas vistas da região.
Neste baluarte de guerra eram sepultados, em sepulturas escavadas na rocha, os destemidos cavaleiros nos tempos da reconquista cristã.
São típicas as bonecas de trapo feitas a partir de uma cruz de madeira a que se lhes dá o nome de "marafonas de santa cruz", estas simbolizam uma deusa da fertilidade. Não têm olhos, nem boca, e colocam-se na cama dos recém-casados para lhe dar sorte.




Sem comentários:

Enviar um comentário