sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Pastel de Molho da Covilhã

Este pastel seco com carne que tanto é apreciado tem uma história por detrás. Conta-se que na década dos anos 20 os operários fabris não tinham tempo para fazer sopa então esta era substituída pelo célebre pastel, embora tivessem de despendi arem algum tempo para os confeccionarem tinha as suas vantagens pois aguentavam várias semanas ao contrário da sopa.
É feito com massa folhada cortada as tirinhas, que se enrolam-se em forma de espiral, dobra-se uma das pontas do pastel para ser recheado com carne de vaca refogada.
Era e ainda hoje é servido com molho de açafrão e um ramo de salsa e prepara-se da seguinte forma: põe-se a água a ferver com sal, vinagre, açafrão e um ramo de salsa depois coloca-se o pastel num prato e deita-se o caldo por cima tapa-se com outro prato e aguarda-se um pouco para que o pastel abra e fortaleça a refeição ou se preferir pode o fazer com chá preto.
O Pastel de Molho é feito com massa de margarina ou banha de porco, sal, farinha e recheado com carne guisada (cebola, louro, sal).
Pode consumir-se assim “seco” ou com o dito molho. Não deixe de o provar quando passar pela Covilhã, pode ser encontrado nas mercearias ou café da cidade.
                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário