segunda-feira, 2 de abril de 2012

Artesanato-Belmonte/Sortelha

Burel
Para fazer burel, a lã, depois de preparada para ser utilizada no tear, é tecida e por fim vai para o pisão. Esta máquina bate e escalda a lã de modo a tornar o pano mais duro e apertado. O tratamento dado à lã permite obter um tecido muito duradouro.
O burel era entregue aos alfaiates que o transformavam em capas, casacos, coletes e calças para serem usados nos dias agrestes de vento, chuva e neve.
Cooperativa Belofícios-Arte e Ofícios de Belmonte
Na cooperativa executam-se diversos tipos de trabalhos artesanais, nomeadamente bordados em linho e trabalhos em burel. Um dos seus objectos mais conhecidos é a "belmontina", uma pequena boneca feita em linho bordado, com cores alegres e dizeres populares.
Poderá visitar a loja da Cooperativa em Belmonte.





Cestaria
Trata-se de uma forma de artesanato muito típica da Beira Interior, sendo diversos os materiais de que se fazem os cestos. Nas feiras da região poderá observar artesãos a trabalhar executando os cestos.
Se for a Sortelha, aldeia histórica, poderá ver, nas ruas, algumas aldeãs a fazer pequenos cestos.



Fonte:http://www.passadodepedra.com.pt



Localização

A Vila de Belmonte situa-se no sopé da Serra de Estrela, mais propriamente a norte da província da Beira Baixa, na região da Cova da Beira. Fica a meio caminho da Covilhã e da Guarda.






Contactos

Cooperativa Belofícios
Rua 1º de Maio nº14
6250-035 Belmonte
Portugal

Tel: 275 088 224

cooperativa.beloficios@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário